A boa comunicação é algo fundamental em todos os âmbitos da vida de qualquer pessoa. No marketing, a chave para o sucesso está na estratégia de comunicação com o mercado, na forma de promoção de uma marca ou produto. Os bons resultados de um plano de ação, são frutos da comunicação integrada dentro de uma organização. E o que vem a ser exatamente, esta comunicação integrada?
O conceito de Comunicação Integrada em Marketing ganhou força na década de 90 devido ao processo de globalização, que trouxe em decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre as empresas.
Segundo Wilson da Costa Bueno, a comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
Ela integra ações de propaganda, publicidade, promoção, merchandising, relações públicas entre outras, com o objetivo de provocar maior impacto no processo de comunicação de marketing direcionado aos clientes.
O que vemos na prática é que as empresas ainda estão em ritmo lento e têm muito para desenvolver em matéria de comunicação. Ela deve fluir de maneira que todos os funcionários de uma empresa estejam envolvidos entre si (internamente), na missão de atender a satisfação dos clientes (externamente). Para isto, simplificar a informação e focar para que ela seja facilmente entendida por todos é crucial.
Amanda Marinho – Analista de Mídias Sociais na Onis Marketing – Brasília/ DF
*Fonte: Wikipedia; www.artigonal.com
O conceito de Comunicação Integrada em Marketing ganhou força na década de 90 devido ao processo de globalização, que trouxe em decorrência mudanças no comportamento social e de consumo da população, bem como um maior nível de competitividade entre as empresas.
Segundo Wilson da Costa Bueno, a comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
Ela integra ações de propaganda, publicidade, promoção, merchandising, relações públicas entre outras, com o objetivo de provocar maior impacto no processo de comunicação de marketing direcionado aos clientes.
O que vemos na prática é que as empresas ainda estão em ritmo lento e têm muito para desenvolver em matéria de comunicação. Ela deve fluir de maneira que todos os funcionários de uma empresa estejam envolvidos entre si (internamente), na missão de atender a satisfação dos clientes (externamente). Para isto, simplificar a informação e focar para que ela seja facilmente entendida por todos é crucial.
Amanda Marinho – Analista de Mídias Sociais na Onis Marketing – Brasília/ DF
*Fonte: Wikipedia; www.artigonal.com
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