sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mãe, quando eu crescer quero trabalhar com Mídias Sociais!

Será que vai ser assim daqui alguns anos? Será que vai ser uma profissão desejada pelas crianças da mesma forma como as outras ? Difícil dizer... mas afinal , a pergunta que não quer calar.. . O que faz um analista de mídias sociais? O que faz alguém que trabalha com isso?

Acredito que muitos pensem que se resume a ficar nas mídias sociais o dia inteiro, mas é bem além do que isso, requer toda uma dedicação e estudo para poder administrar e monitorar a marca do cliente ou da a empresa na qual trabalha. Os estudantes que buscam se profissionalizar na área precisam saber que a teoria aliada a atualização rápida de informação na web vai ser fundamental no trabalho, nenhuma mídia poderá ser descartada, até porque o consumidor assiste TV e o profissional de mídias sociais precisa ser dinâmico para enxergar onde ele está e o que está falando.

“Monitoramento tag #fail no Twitter levantou insatisfação com cerca de 165 empresas, em 19 categorias, isso só nos 3 primeiros meses do ano.” Fonte @pontomarketing

Alô empresários! A sua está nesta listinha? Isso é uma das atividades de um analista, ter esse controle do que estão falando e não permitir que a marca fique solta de forma negativa na internet.

O mercado ainda é estreito para esse profissional aqui no nordeste, mas não desanime, pois é um futuro próximo que o marketing digital seja levado mais á sério pelas empresas. Independente do seu porte no mercado, as agências de comunicação também estão se moldando para suprir as necessidades de publicidade online depois desse boom das mídias sociais. Basta acreditarem que não somente a propaganda offline trás resultado, até porque já é mais que comprovado que a web tem a sua força diante de uma campanha (boa ou ruim) - melhor que seja positiva, como a recente da Nissan com seus Pôneis Malditos. E se for negativa não invente de acreditar na tese de que o dito popular “falem mal, mas falem de mim” vai amenizar uma crise.

Dicas para ser um grande profissional nessa área:
  • Pesquisa
Só saberá quem é o público-alvo do seu cliente fazendo pesquisas de mercado e analisando o comportamento do consumidor, campanhas que já foram feitas e a relação do consumidor com o produto (cliente). Mas isso não pode ser somente na web, lembre-se que mídias englobam as outras também, não abomine o rádio, revistas e jornais, tudo pode ser aproveitado para geração de conteúdo.

  • Criatividade
O analista também participa na criação de campanha nas mídias sociais, portanto precisa estar atento as tendências da publicidade para poder fazer diferente e contribuir em projetos diferenciados do concorrente. É preciso ter cuidado nesse ponto, porque copiar uma idéia já existente poderá não “pegar bem” para a marca.

  • Conhecimento
Teoria é fundamental para gerar idéias, portanto os livros precisam fazer parte da vida de alguém que quer ser especialista em algum segmento, mesmo sendo uma profissão nova, ter noção de marketing e comunicação é importantíssimo. Se você é curioso, aumente isso 3x mais, pois é necessário sempre buscar novas ferramentas para se trabalhar e buscar novidades nos blogs.

  • Comunicação
Particularmente falando, eu não entendo uma pessoa que trabalhe nessa área possa ser fechada para os outros, penso totalmente o inverso. Seja acessível para uma comunicação imediata e trocar idéia com os outros, até porque faz parte do trabalho ter esse contato. Quem faz um bom trabalho não tem o que esconder, e se você monitora e faz um bom trabalho, o seu nome também será associado a marca. Outro ponto importante é estar presente nos eventos social media para verificar com seus colegas o que está acontecendo de novo. Ser comunicativo e gostar das pessoas faz diferença na interatividade nas mídias.


Vida real é vida virtual!  

Natercia Melo

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