Por @Ronaldfar
Você já deve ter ouvido falar de web etnografia, netnografia, etnografia virtual, etnografia digital, ciberetnografia e similares. Embora tenhamos várias expressões e bases conceituais, podemos dizer a grosso modo que se trata da aplicação das categorias de análise da etnografia (método da antropologia baseado na observação do sujeito e grupos sociais) no contexto digital.
Por meio da etnografia busca-se a identificação e análise dos hábitos e costumes de determinadas comunidades para compreensão de aspectos sócio-culturais que se estabelecem em suas relações. Pensar uma abordagem assim no contexto do uso da internet oferece um potencial para os estudos em estratégias de marketing digital.
A abordagem etnográfica na web tem como objetivo traçar o perfil dos usuários na rede e entender, por exemplo, o comportamento do consumidor na web, interagir com ele enquanto está online e coletar informações sobre sua relação com o ambiente digital, compreendendo suas ações e as mudanças que surgem durante o tempo que ele passa conectado.
Assim, dentre as várias possibilidades, temos condições de compreender o perfil dos consumidores online e quais os impactos esta interação tem na sua vida; conhecer o que ele faz quando está conectado e assim definir estratégias de mídia e Cross-mídia; identificar quais conteúdos e campanhas online e off-line atraem mais o seu público-alvo; e segmentar os consumidores online por perfis.
As empresas que têm conseguido bons resultados de ações e campanhas nas mídias sociais são aquelas que melhor entenderam seus clientes.
Mestre em Ciência da Informação (UFMG).
Professor de Tecnologia da Informação (UFAL).
Blogueiro e Pesquisador de Cibercultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário