O médio e pequeno empresário e até alguns que se acham grandes, sempre vão estar relutantes quando o assunto é investimento em marketing, foi assim, é assim e sempre será! Quem trabalha com marketing seja ele on ou off tem que ter ciência disso, não adianta chorar!
Tudo que é novo assusta, ainda mais quando se trata do mundo digital! O grande pulo do gato pra quem trabalha com marketing digital é saber como vender seu peixe ou se vender! Não adianta dizer que fez curso disso ou daquilo, que sabe isso e tal, tem que mostrar! De boca, tudo é bonito e dá certo.
O empresário quer ver resultado, por isso foque no ROI e mostre o quanto ele irá ganhar com esse investimento. Não adianta se iludir e pensar que sua peça genial sua ação inovadora vai amolecer o coração do empresário, não vai! Ele tem que ver o quanto entrou a mais de grana no bolso. O mundo é assim e não adianta se enganar.
Por isso antes de entrar no mercado de marketing digital você tem que saber como a banda toca! Isso não se aprende na faculdade ou em cursos é a vida que ensina e que ninguém venha me dizer que não tem experiência porque ninguém dá emprego! Se não tem emprego, empregue-se! Crie sua empresa em casa, desenvolva produtos e serviços inovadores, a web serve pra isso, as maiores empresas do mundo nasceram dentro de uma garagem!
O empreendedorismo digital é a bola da vez, você de início não vai precisar de muitas máquinas, ter uma salas, móveis, funcionários. E sim de uma idéia nova e muita, mais muita vontade de trabalhar. Lembre-se que uma idéia só vira uma empresa de milhões de dólares se você acreditar que mesmo na sua sala ou na sua garagem você é o dono e presidente de um EMPRESA! Por isso haja como tal!
Ficar achando que a galera do Google, Apple e Facebbok ficam o dia todo jogando vídeo game e conversando balela, está enganado! Lá o trabalho é pesado só que as pessoas que trabalham lá acreditam, isso faz o trabalho pesado ficar leve e divertido. Esse é seu dever como empreendedor, fazer as pessoas acreditarem no seu produto e seus funcionários acreditarem no seu sonho!
Tome posições de liderança, tenha seus funcionários como parceiros e amigos, saiba se portar na frente de investidores e clientes, saiba falar em público, tenha o português e o inglês na ponta da língua, aprenda matemática financeira, custos, mercado de capitais, tenha noção de leis, respeite o planeta e saiba negociar. Não se engane você vai precisar!
Pensar que empreender na era digital é ficar de cueca no seu quarto, brincando na web e esperando a grana entrar é sonho, utopia!
Empreender digitalmente não é muito diferente de empreender fisicamente, a única coisa que difere é como seu produto ou serviço chegará até seu público alvo, qual o meio.
Aqui no Brasil empreender é uma ato de heroísmo, altos impostos, burocracia e falta de apoio do governo são alguns dos nossos vilões! Isso todos nós estamos cansados de saber, e aí só por isso você não vai entrar? Se é difícil torne fácil, estude alternativas para te desonerar e aqui não estou falando de meios ilícitos, mas de alternativas legais que podem ser usadas de acordo com o seu negócio que podem diminuir seus custos e aumentar sua produtividade.
Seja diferente,respeite as pessoas, vá à luta, não espere, saia da zona de conforte, entre na zona de coragem e entre pra ganhar!
Como diz um grande amigo, quebre a banca.O mundo é mal e ele quer o seu dinheiro!
Rodrigo Sávio - @rsavio
Planner da Onis Marketing